14 de janeiro de 2019

Filme: Polly (1989)

     "O filme se passa em Alabama durante a década de 1950 e é produzido por atores Afrodescendentes (com exceção de Miss Snow (Celeste Holm)). Keshia Pulliam interpreta Polly Whittier, uma órfã que é enviada para viver com sua tia Polly Harrington (Phylicia Rashad), descendente da família fundadora da pequena sulista cidade de Harrington durante a Era da Segregação. O ponto-chave a respeito da cidade é um desfiladeiro que possui uma ponte quebrada que havia sido queimada muitos anos atrás sem ninguém saber como se iniciou, criando uma suspeita por entre os moradores. Polly tem a capacidade de convencer as pessoas a verem o outro lado da história da ponte, mas uma tragédia ocorre quando Polly cai de uma árvore, sofrendo um problema na coluna." - Wikipedia (tradução livre)


     Há pouco tempo, postei a respeito de dois filmes da Pollyanna e a obra original, como vocês podem lembrar. Acontece que, assim que terminei o post, acabei encontrando um terceiro filme, e gostaria de reportá-los a respeito dele.
     Foi uma surpresa quando encontrei este longa. Assim como o filme de 1969, o filme foi produzido pela Disney, com a diferença de selecionar como protagonista uma jovem negra. Achei extremamente inteligente o filme e muito inspirador, o que me faz ficar impressionada com a pouca exibição do mesmo na TV. Polly é um musical, e as músicas são descontraídas, com um ritmo gostoso, nada infantil.
     Os atores do longa são extremamente bons: a jovem Keshia Pulliam (Pollyanna) é extraordinária atuando, Celeste Holm (Miss Snow) é muito adorável ao se acostumar com Polly e seu jogo do contente e Phylicia Rashad (Polly Harrington) é impressionante nesta interpretação, nos convencendo bem em suas maldades com a pequena Polly.
Polly em visita à casa de Miss Snow.
     Assim como havia dito no post anterior, a maioria dos filmes não mostra uma das minhas partes favoritas, que é a da Miss Snow. Nesse caso, o filme abrange bem melhor esse trecho da história (com algumas diferenças com relação ao texto original), sendo este um dos fatores que me fazem selecioná-lo como um dos meus favoritos dentre as adaptações de mesmo título. 
     Outro diferencial do filme (que me fizeram me apaixonar ainda mais por ele) é que nele a questão do preconceito - de ambos os lados - é muito bem abordada, e a maneira com que Polly reflete isso é de emocionar qualquer um que, assim como ela, não entende e nem aprova esse tipo de violência, de forma diferente de como seu amigo Jimmy Bean vê. Neste trecho do filme que transcrevi acredito que dê para ter uma ideia do que estou falando:


"[Polly]- Onde estão as pessoas brancas? Eu não vi nenhum deles desde que desci do ônibus. Vi alguns deles quando fui para Detroit. Vi alguns deles quando fui para Atlanta. Mas quando cheguei a Harrington, nenhuma.
Polly, Jimmy Bean e seus amigos dançando na cidade.
-[Jimmy Bean] É claro que não há. Os brancos estão do lado  de neve do riacho.
-[Polly] Mas não há neve por aqui...
-[Jimmy Bean] Não é neve de clima, é a Sra. Neve (Miss Snow). Ela cuida das coisas do outro lado do riacho, assim como sua tia cuida das coisas deste lado.
-[Polly] Com "Sra. Neve", você quer dizer...
-[Jimmy Bean] Que ela é branca! (...)
-[Polly] As pessoas não são como chicletes Jimmy Bean! Você não pode dizer como elas são por dentro pela cor delas do lado de fora. Você precisa morar numa bolha pra pensar desse jeito!"


     Durante todo o filme é possível se tirar lições, principalmente ao final que, como em todos os demais filmes e no livro, me comprovam e me fazem lembrar que apenas com um grande choque os seres humanos aprendem a mudar.
     Espero que vocês assistam ao filme e apareçam aqui no blog para deixar seu comentário a respeito dele. Aposto que irá adorar tanto quanto os outros (mas, caso tenha de escolher, assista a este em lugar dos demais, com certeza aprenderá muito!).


"Harrington: The Glad Town (A Cidade Feliz)"


-Ana L.


Gênero: Família - Musical
Direção: Debbie Allen
Ano de Produção: 1989
País de Origem: EUA
Data de Lançamento: 12 de Novembro de 1989
Distribuidora: NBC
Duração: 100 min
Faixa Etária: Não encontrado (acredito que livre ou 10 anos)
Mais Informações: FilmOw
Trailer: Não encontrado

OBS.: Polly commin' home é o segundo filme, mas muito difícil de ser encontrado na internet.

OBS 2.: Você pode ver este filme tanto no original (em inglês) quanto dublado no YouTube.