1 de fevereiro de 2016

O que é ISBN-13?



      Em todos os nossos posts, buscamos apresentar todas as características que consideramos relevantes de um livro - gênero, autor, ano de publicação, editora... - e, dentre essa informações, há o ISBN, que acredito que poucos sabem para que serve e por que existe.
     Pois bem, neste post vamos tentar explicar o mais simples possível o que significa tal código numérico, onde encontrá-lo e no que usá-lo. Esperamos ajudá-los com esta postagem e, qualquer outra dúvida, acessem o site oficial da Agência Brasileira do ISBN, responsável pela fiscalização do código no país.





  • O que é ISBN-13?
     O ISBN é um código criado em 1967 - e tornado oficial no mundo inteiro a partir de 1972 - com o objetivo de identificar e classificar os livros conforme o título, o autor, o país e a editora, podendo haver alteração a cada nova edição. Em 2007, o código foi alterado atribuindo-se o prefixo 978, ampliando-se, assim, a capacidade do sistema, já que o número de publicações, edições e formatos (digital e impresso) vem aumentando muito a cada ano. Assim que o prefixo 978 se esgotar, o código seguinte será o 979, e assim sucessivamente (provavelmente).
  • O que significa a sigla do código?
     A sigla ISBN significa International Standard Book Number; tradução: Número Internacional Padronizado.
  • Como o código é escrito?
     A forma do código é 978 - 85 - 333 - 0400 - 5 (não publicamos aqui com todos os hífens, mas vamos tentar deixar a preguiça de lado em prol de ajudar vocês: treze números é fácil de se confundir com o do lado). Cada parte do código possui um significado:
     - 978: Prefixo EAN (numeração inicial do código de barras);
     - 85: Identificador do país, idioma ou grupo (no caso, 85 é referente ao Brasil);
     - 333: Identificador do editor;
     - 0400: Título; 
     - 5: Dígito de verificação.
  • Onde posso encontrar essa identificação?
     Em todos os livros é obrigatório, por lei, a identificação do ISBN no livro. O número está localizado no verso da folha de rosto, seguido por outras informações, e no pé da 4ª capa, do lado direito (este último nunca reparei, costumo procurar apenas pela folha de rosto mesmo).
  • Todos os códigos são fiscalizados pela Agência Brasileira do ISBN?
     Sim. O poder a eles é dado por meio da Agência Internacional do ISBN, responsável pela orientação às agências locais de como organizar o código. O número de identificação do editor (333, como apresentado na descrição acima) é responsabilidade exclusiva da Agência local, que no caso do Brasil é a Fundação Biblioteca Nacional (representante da Agência Brasileira do ISBN).
  • Ok, mas em que isso me ajuda?
     O código facilita a busca por uma edição específica de qualquer livro que você busque, facilitando que você encontre aquela edição especial e rara que tanto deseja, por exemplo, ou em caso de não saber o nome correto do livro por este ser parte de uma série em que todos os livros possuem o mesmo nome (acontece...). Além disso, facilita a organização e aumenta seu conhecimento com relação a livros. 


-Ana L, -Giu e -L

Nenhum comentário:

Postar um comentário