23 de fevereiro de 2016

Filme Perdido em Marte (indicado ao Oscar 2016)

     "O astronauta Mark Watney (Matt Damon) é enviado a uma missão em Marte. Após uma severa tempestade ele é dado como morto, abandonado pelos colegas e acorda sozinho no misterioso planeta com escassos suprimentos, sem saber como reencontrar os companheiros ou retornar à Terra."

     Confesso que não estive a fim de ver esse filme desde seu lançamento. Pensava que seria paradão e exageradamente dramático como os outros filmes do gênero de me-ferrei-no-espaço. Mas esse filme me surpreendeu!
     Primeiro que o cenário é bem mais legal: Marte e não a nossa boa e velha Lua. Também, a forma em que se ocorre a exploração do planeta é diferente. As bases dele são interessantes. Achei meio exagerado o motivo do abandono no planeta. No começo do filme fiquei meio perdida, mas conforme ele foi fluindo fui entendendo melhor.
     O filme lembra um pouco os longas de náufragos em ilhas desertas mas de forma muito mais interessante e complexa, afinal é Marte. As ideias de Watney para driblar seus problemas são muito boas e me prenderam bem num filme que achava que seria maçante de ver. Elas me fizeram pensar o que eu faria se fosse comigo.
     Gostei também da rapidez com que as coisas acontecem. Nada de uma hora e meia de filme só pro cara descobrir que está sozinho no planeta vermelho. Achei legal também a relação que há entre ele estar em Marte e as pessoas na Terra e como a NASA e o mundo reagiram ao fato de terem perdido um homem num planeta inabitável.
     O personagem principal é genial e ainda bem humorado. Os outros personagens são interessantes também, embora não apareçam tanto, ainda marcam o filme. Os atores são muito bons; Matt Damon, que faz o personagem principal, concorre, merecidamente, ao Oscar de melhor ator.
     Os efeitos visuais são muito bons, o que faz o filme concorrer ao Oscar dessa categoria. Imagino que Marte seja como eles representam no filme e as imagens do espaço e das estações espaciais são muito bonitas.
     Esse é mais um dos filmes indicados ao Oscar baseado em um livro. Neste caso o livro se chama "The Martian" (mesmo título do filme em inglês) e foi escrito por Andy Weir. Alguns dos outros filmes indicados ao Oscar deste ano baseados em livros são "A Garota Dinamarquesa", "O Quarto de Jack", "Brooklyn" e "O Regresso". É muito interessante repararmos como os livros estão, hoje em dia, influenciando diretamente a produção de grandes filmes.
     Acho que esse é um dos melhores filmes de ficção científica e espaço. Recomendo que você veja, principalmente se está com vontade de ver algum filme atual desse gênero.
 
-Giu

Trailer: YouTube
Gênero: Ficção Científica
Direção: Ridley Scott
Ano de produção: 2015
País de origem: EUA
Data de lançamento: 1 de outubro de 2015
Distribuição: FOX Filmes
Duração: ~2h20min
Faixa etária: 12 anos
Mais informações: AdoroCinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário