26 de fevereiro de 2016

Filme O Quarto de Jack (indicado ao Oscar 2016)

     "Joy (Brie Larson) e seu filho, Jack (Jacob Tremblay), vivem isolados em um quarto. O único contato que ambos têm com o mundo exterior é a visita periódica do Velho Nick (Sean Bridgers), que os mantém em cativeiro. Joy faz o possível para tornar suportável a vida no local, mas não vê a hora de deixá-lo. Para tanto, elabora um plano em que, com a ajuda do filho, poderá enganar Nick e retornar à realidade."

     Desde que vi o trailer me interessei por esse filme. A história é baseada em um livro homônimo de Emma Donoghue. Depois de ver o filme, entendi porque foi indicado ao Oscar e muitos outros prêmios.
     A história é pesada, assuntos polêmicos como cárcere privado, estupro e violência à mulher são abordados nesse filme. O esforço de uma mãe para proteger e dar um lar normal e amoroso ao seu filho, mesmo que tudo indique o contrário, é algo que nos deixa boquiabertos.
     Tiveram muitos momentos nesse filme em que quase chorei. Esse filme é emocionante e surpreendente do começo ao fim. Também há alguns comentários ingênuos e fofos de Jack que faz quebrar um pouco esses momentos mais sentimentais.
     Falando nesses comentários posso dizer que fazem toda a diferença no filme e mostra a versatilidade desse pequeno ator. Eles também nos emocionam e nos fazem entender ainda melhor os esforços da mãe para proteger seu filho, alem de firmar as descobertas de Jack.
     Quando tudo muda e Jack e sua mãe conseguem escapar é impressionante ver Jack, que até então pensava que o mundo se restringia ao "Quarto", descobrir a vastidão e as possibilidades que realmente existem no planeta.
     Os atores são MUITO bons. Os papéis, principalmente o de Jack e de sua mãe, exigem uma transmissão de emoções muito intensas. Eu acho que Brie Larson merece o Oscar de melhor atriz. Também achei ridiculamente injusto o fato de Jacob Tremblay, que faz Jack, não ter sido indicado ao Oscar. A maturidade exigida para fazer esse papel era enorme e o menininho provou, de forma espetacular, que a tinha.
     Embora não pareça, pelo gênero do filme, a caracterização dos personagens é incrível. Brie não utilizou nenhuma maquiagem nas cenas. O quarto também é um cenário impressionante que não é tratado apenas como um cômodo por Jack.
     Esse filme é muito bom e emocionante: ele trata de uma maneira singular assuntos muito delicados. Acho que merece faturar pelo menos um Oscar porque é um trabalho incrível. Torço para que ganhem o mais esperado da noite: o de melhor filme. Eu recomendo muito ver esse filme.

-Giu

Trailer: YouTube
Gênero: Drama, Suspense
Direção: Lenny Abrahamson
Ano de produção: 2015
País de origem: Canadá, Irlanda
Data de lançamento: 18 de fevereiro de 2016
Distribuição: Universal Pictures
Duração: ~2h00
Faixa etária: 14 anos
Mais informações: AdoroCinema

Um comentário: