16 de fevereiro de 2016

Livro Game of Thrones (As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro #1) por George R. R. Martin


Gênero: Fantasia
Autor: George R. R. Martin
Páginas: 592
Ano de publicação: 1996
Editora: Leya Brasil
ISBN-13: 978-85-629-3652-4

     "Em 'A Guerra dos Tronos', o primeiro livro da aclamada série As crônicas de Gelo e Fogo, George R. R. Martin - considerado o Tolkien americano - cria uma verdadeira obra de arte, trazendo o melhor que o gênero pode oferecer.
     Uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos que se juntam em um tempo de presságios malignos. Cada um esforçando-se para ganhar este conflito mortal: a guerra dos tronos. Mistério, intriga, romance e aventura encherão as páginas deste livro, agora também um blockbuster da HBO!"


     Uma coisa que suponho que todos os fãs da série 'Game of Thrones' sabem é que ela é baseada na coleção de livros 'As Crônicas de Gelo e Fogo' de George R. R. Martin. Achei o primeiro livro em inglês na Saraiva em promoção e resolvi dar uma chance.
     Uma amiga havia me dito que esse livro é muito denso, no sentido que possui muitos detalhes e que, por conta disso, cansa ao ler. No começo da história não acreditei muito nisso, mas conforme lia fui reparando o quão exageradamente detalhado é o livro. George literalmente descreve o que CADA pessoa está usando nos mínimos detalhes. Isso também acontece com paisagens. Ou seja, de fato cansa muito ler tantos detalhes, o que no meu caso fez com que eu demorasse muito mais pra terminar e lesse muito pouco por vez que pegava o livro na mão.
     Entretanto, esse detalhismo, que também se aplica na História do mundo em que o livro se passa, me deixa impressionada com a genialidade do autor para criar um universo tão bem polido e elaborado. Sério: como que ele conseguiu pensar em tanta coisa ao escrever esses livros? (por isso que o livro 6 ainda não lançou).
     Falando agora da história, posso dizer que ela é incrível e, pelo menos no meu caso, me lembrou um pouquinho Harry Potter (resenha por -Ana L). A época medieval e seus dramas são explorados de uma forma interessante que me faz pensar se não era assim mesmo no nosso mundo.
     Alguns fatos demoram um pouco a serem desenvolvidos, mas quando desenvolvem, fica muito bom. As cenas de "ação" do livro são mesmo tensas. Mesmo as partes mais paradonas me faziam mergulhar na história.
     O livro é narrado em terceira pessoa mas pela perspectiva de mais de um personagem. Ned Stark, Caetlyn Stark, Arya Stark, Bran Stark, Sansa Stark, Jon Snow, Tyrion Lannister e Daenerys Targaryen (ufa!), narram esse primeiro livro. Se você já viu a série, sabe quem são.
     Se o filme do Percy Jackson é um contra-exemplo de relação livro-filme, Game of Thrones (que, no caso, é livro-série), é O exemplo, pelo menos o primeiro livro. Eu JURO que é IGUAL à série! Eu revivi momentos da série ao ler o livro, tem até frases iguais. Vale lembrar que esse livro é basicamente a primeira temporada da série.
     Uma coisa diferente da série é que não tem tantas cenas de nudez e sexo. Tipo, tem algumas coisas, mas não com tanta ênfase como na série.
     Mesmo tendo assistido a série e sabendo de tudo que iria acontecer, eu gostei muito de ler esse livro e definitivamente lerei o próximo. Eu achei que valeu a pena.
     Se você é fã de História e/ou de Fantasia (incluindo dragões) vai gostar muito desse livro uma vez que George R. R. Martin se baseia em fatos reais da História do nosso planeta. Se você já assistiu à série e não aguenta esperar pela próxima temporada, retomar a história pelos livros é uma opção legal.

-Giu

Um comentário:

  1. Uma das melhores leituras. Eu amo ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar séries baseados em livros. Adorei historia Game of Thrones, conta uma trama extraordinária. A série também é muito fiel aos livros, espero ansiosamente a seguinte temporada. Pelos resumes que li, Game of Thrones 7 promete muito para o espectador e espero que assim seja. Deixe de ver a serie há um tempo, mas acho que a voltarei a ver. Achei muito interessante a maneira em que terminou a última temporada por todos os spoilers. Acho que as atuações foram muito boas, é uma das minhas serie preferidas.

    ResponderExcluir