4 de fevereiro de 2016

As Mulheres do Sexto Andar


Capa Original do DVD
     "Paris, anos 60. Jean-Louis Joubert (Fabrice Luchini) é um corretor da bolsa que leva uma vida tranquila ao lado da esposa, Suzanne (Sandrine Kiberlain). A vida do casal é alterada quando sua empregada domestica, que trabalha com eles há 20 anos, pede as contas. Em seu lugar é contratada a espanhola Maria Gonzalez (Natalie Verbeke), que passa a morar com a tia e outras conterrâneas no sexto andar do prédio, onde ficam os alojamentos dos empregados. Impulsionado pela simpatia da nova contratada, Jean-Louis se aproxima de Maria e suas colegas, descobrindo um universo até então desconhecido para ele."

     O interessante desse filme é que retrata um pouco da história cotidiana parisiense dos anos 60 ao mostrar a casa das domésticas do prédio no último andar, com seus patrões vivendo a baixo delas. Outra coisa que me chamou a atenção, foi que todas elas eram espanholas, e ao longo do filme, queixas das mesmas com relação à Espanha são frequentes, indicando o período em que a economia do país estava péssima e muitos tiveram de se retirar do mesmo para conseguir mais dinheiro.
     O longa apresenta uma história bonita e cheia de surpresas, sendo minhas partes preferidas as conversas dos filhos de Jean-Louis Joubert (Fabrice Luchini) - que são estranhamente pervertidos - e o momento em que este passa a conviver com o sexto andar, conhecendo a alegria e a espontaneidade das espanholas (assim como sua comida). 
     Gosto de comparar essa situação das empregadas com o que se vê na série Downton Abbey: enquanto na França estas ficavam em cima dos prédios, na Inglaterra (mesmo que, temporalmente, não seja a mesma coisa) os empregados dominavam os andares de baixo. 
     Na minha fase "Filmes Franceses", indico este como um dos mais divertidos que assisti, assim como o meu preferido de todos eles. Sandrine Kiberlain, atriz que interpreta a esposa de Jean-Louis, também fez parte do longa "O Pequeno Nicolau", filme infantil, baseado num desenho apresentado na TV entre 1956 e 1964. Amo muito essa atriz!
     Espero que assistam ao mesmo e comente o que acharam! Muitos tem preconceito com relação a filmes franceses, mas garanto que nem todos são lentos e chatos como todos dizem ;)

-Ana L


Gênero: Comédia
Direção: Philippe Le Guay
Ano de Produção: 2011
País de Origem: França
Data de Lançamento: 10 de Fevereiro de 2012
Distribuidora: Vinny Filmes
Duração: 1h46min
Faixa Etária: 12 anos
Mais Informações: AdoroCinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário