26 de janeiro de 2016

Resenha "Os mentirosos"

Mentirosos
Gênero: Suspense - Mistério
Autor: E. Lockhart
Páginas: 272
Ano de Publicação: 2014
Editora: Seguinte
ISBN-13: 978-8565765480
       
     "Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.
     Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu."

     Estou aqui hoje para falar de um dos livros mais sensacionais que eu já li. Se você nunca ouviu falar dele, me deixa te perguntar um negócio: O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO DA SUA VIDA?
     Primeiramente, não se deixe levar pela sinopse. Ela não expressa direito o que faz esse livro ser único, e não mostra o quão extraordinário ele é. Eu só o comprei pelo preço, e foram os quinze reais mais bem gastos da minha vida. 
     Cara, esse livro é muito muito muito muito muito bom. Agora que já deixei bem claro minha opinião, vou tentar te dar uma ideia sobre o que te espera.
     A escrita é única. De todos os livros que eu já li (o que é muito), eu nunca vi nada parecido. Tem uma pegada de um poema, mas é em prosa, e parece ser super elaborada, mas mesmo assim não é difícil de acompanhar. A leitura flui de modo surpreendente, mesmo que às vezes seja difícil de discernir as metáforas do que é literal.
     Sinceramente, no começo a história não tem nada demais. Só uma típica família desgastada, chamada Sinclair, onde as aparências são o que mais importa, e ninguém é verdadeiramente feliz. Até aí nenhuma novidade.


"Bem vindo à bela família Sinclair.
Ninguém é criminoso.
Ninguém é viciado.
Ninguém é um fracasso."

     O livro é narrado em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Cadence. Ela sofreu um acidente, e não consegue se lembrar de nada do último verão que passou na ilha. Ela consegue ver através das "máscaras" dos parentes, e percebe o quão distorcido eles são. Além disso, agora ela tem que combater terríveis enxaquecas e as consequências do seu misterioso acidente. O ponto que eu quero chegar é: não é um livro divertido de ler. É um livro que te faz pensar. É um livro que te prende, mesmo sem você conseguir entender o motivo, e no final mexe com você.
     Esse livro definitivamente sai da mesmice. E o final com certeza não irá te decepcionar. Eu sei que eu estou falando demais sobre o final, mas ele ainda me deixa perturbada, e eu li esse livro a meses. COMO EU AMEI ESSE FINAL.
     Esse livro me fez desejar que a autora não tivesse escrito somente dois livros. A escrita é única, o jeito seco e denso é extraordinário, as metáforas em alguns capítulos são espetaculares, enfim, esse é um livro que eu releria e releria e releria e releria e releria e releria.



     "O silêncio é uma camada protetora sobre a dor"


     Meu último conselho? LEIA.

Kisses, -L

Nenhum comentário:

Postar um comentário