14 de janeiro de 2016

Para Elisa

     "Uma aluna recém-formada tenta ganhar dinheiro como babá, mas é contratada por uma senhora idosa estranha para cuidar de uma mulher louca que a vê como um brinquedo." - Sinopse Netflix

     "Para Elisa" é um filme espanhol que me surpreendeu. Logo de início (desculpe o preconceito), já esperava que seria um filme ruim e mal feito, provavelmente, mas me enganei completamente.
     O filme conta como foi o primeiro trabalho de Ana (Ona Casamiquela) como babá, afim de conseguir os 1000 euros necessários para sua viagem de formatura. Chegando na casa da sua primeira cliente, é recepcionada pela maluca Diamantina (Luisa Gavasa) que, ao longo do filme, vai mostrando sua personalidade perigosa e cruel. Ao ser apresentada a Elisa (Ana Turpin), Ana percebe que há lago de errado, ao ver que Elisa não é uma criança como esperava. Alex (Jesús Caba), seu namorado, e sua amiga Úrsula (Sheila Ponce) percebem que há algo de errado quando Ana não atende o celular depois de horas.
     Achei o filme extremamente agoniante em algumas partes (o que é ótimo por ser um filme de terror) e até mesmo desesperador, com aquela torcida pela personagem principal. Uma das coisas que mais achei legal nesse filme é que, diferentemente de outros filmes de terror, a parte de enrolação é curta e bem interessante, sem aquele ar de pessoas fofinhas e simpáticas (na verdade, as personagens são bem o oposto disso).
     As únicas críticas que tenho a respeito do filme são que a introdução dos atores, patrocinadores e demais informações foi longo demais (bem previsível, já que se trata de um filme de festival); achei a atuação da Ana (Ona Casamiquela) meio ruim em algumas cenas, pois dava um ar de superior e esnobismo sem sentido, principalmente no inicio do filme (nas cenas de perigo a atuação é justificada se levarmos em consideração o estado em que ela é deixada presa); e, na minha opinião, a cena em que Elisa arranja um jeito de fazer Ana desistir de fugir me pareceu bem falsa (não sei, nunca presenciei uma cena daquelas pra saber o que acontece de verdade).
     A atuação da maioria dos personagens é incrível, principalmente das atrizes que interpretam Elisa e Diamantina. Achei a atuação do Alex especialmente engraçada, principalmente ao ver como ele age depois do passado de traficante de drogas (talvez um pouco exagerado e irreal, mas divertido mesmo assim).
     Espero que tenha te convencido a assistir esse filme porque, juro de pé junto, que vai valer a pena. Adorei mesmo!!! E pra quem curte alguns detalhes de Making Off, acessem o segundo site indicado abaixo em "Mais Informações", nem acredito que encontrei isso (são poucas coisas, mas achei o máximo!).

Obs.: O nome do filme é semelhante a uma das maiores sinfonias de Beethoven (e uma das minhas favoritas pra tocar): Für Elise. Muitos acham a música meio macabra e assustadora, talvez este seja um dos motivos para colocarem o mesmo nome no filme. No entanto, eu não acho que seja tão aterrorizante assim, considero até alegre! Mas vai de cada um e de cada interpretação.


-Ana L

Gênero: Suspense - Terror Psicológico
Direção: Juanra Fernández
Ano de Produção: 2012
País de Origem: Espanha
Data de Lançamento: 04/10/2012 (EUA, Mile High Horror Film Festival)
Distribuidora: Primer Cinquena
Duração: 75 min
Faixa Etária: 16 anos
Mais informações: IMDB / Daniel Jarque
Trailer: YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário