29 de janeiro de 2016

"Extraordinário" e "Auggie & Eu"


  • EXTRAORDINÁRIO (Wonder)

Gênero: Infanto Juvenil
Autor: R. J. Palacio
Páginas: 320
Ano de Publicação: 2013
Editora: Intrinseca
ISBN-13: 978-85-805-7301-5

     "August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
     R. J. Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor."


  • AUGGIE & EU (Auggie & Me)

Gênero: Contos e Crônicas
Autor: R. J. Palacio
Páginas: 326
Ano de Publicação: 2015
Editora: Intrinseca
ISBN-13: 978-85-805-7841-6

     "A história de Auggie Pullman, o menino de aparência incomum que tem encantado milhares de leitores desde o lançamento do romance Extraordinário, em 2013, ganha agora novas perspectivas: Julian, Christopher e Charlotte, personagens da vida de Auggie, narram nos três contos reunidos no livro Auggie e eu seus encontros e desencontros com o amigo extraordinário.
O capítulo do Julian dá voz a um personagem controverso: o menino que liderava o bullying contra Auggie na escola. Enfim temos a oportunidade de entender o que o levou a agir dessa forma e o que Julian pensa das próprias ações. Em Plutão, o narrador é Christopher, o primeiro amigo de Auggie. Os dois meninos compartilham lembranças da infância e, apesar de terem se distanciado, aprendem que boas amizades sempre valerão um esforcinho a mais. Shingaling mostra Auggie pelos olhos de Charlotte, a única menina entre as três crianças escolhidas para apresentar a Auggie sua nova escola. Com ela entramos no universo das garotas e vemos como a chegada de Auggie afetou as relações entre elas.
     Para quem sente saudades do menino cativante de feições e personalidade extraordinárias e tem curiosidade em saber mais sobre sua história, Auggie & eu é um verdadeiro presente."



     Fiquei curiosíssima pela capa do primeiro livro (não que o segundo seja uma continuação, porque não é, "é um complemento" como diz o autor). Ninguém nunca tinha me sugerido ler, nem havia lido a respeito quando o encontrei na livraria. Pensei que talvez fosse um livro para crianças, ou algo do gênero... Mas uma coisa é certa: "Nunca julgue um livro(menino) pela capa(cara)". O segundo livro engloba 3 personagens que não possuem seus depoimentos escritos na 1ª edição. Uma delícia a autora ter feito isso, afinal muitos pessoas se apaixonaram pela história; prolongar um pouco mais (e deixar um pouco mais forte) mantem os fãs presentes, com certeza.
     Aprendi muito com estes livros. Talvez pelo fato de ter me identificado tanto com as personagens, me senti realmente ao lado de Auggie, sentindo seus problemas como se fossem meus. Sempre sonhei que as pessoas algum dia deixariam de se julgar pelo que veem e conheceriam uns aos outros primeiro. É claro que o mundo nunca chegará a essa perfeição, sejamos realistas, mas deixar de apenas levar tudo pela primeira impressão já é um bom começo, e é isso que o livro mostra. 
     R. J. Palacio conta a história dessa incrível criança na visão do próprio Auggie, intercalando a descrição com as visões dos demais personagens, capítulo por capítulo. Isso é o que deixa os livros ainda mais interessantes, já que abrangem tantas pessoas, possibilitando que cada leitor se encontre em um personagem e nas suas atitudes frente a Auggie, entendendo aqueles que não tomam as posturas perfeitas.
     Os livros são perfeitos para nos fazer repensar nossas ações e ver o mundo de um outro jeito, valorizando mais aqueles que são diferentes tanto fisicamente (como Auggie) quanto psicologicamente.
     A importância desse livro já foi constada em algumas escolas, inclusive na da minha prima, que mora nos Estados Unidos. A escola incentivou a leitura do livro para todas as turmas com idade de aproximadamente 10 anos, focando na ideia da inclusão e do combate ao bullying, temas muito presentes durante a leitura. Considera essa escola como exemplo, assim como os livros, claro.
     AMEI ambos os livros, e tenho certeza absoluta que, qualquer um que os ler, vai se apaixonar! Boa leitura, vale a pena ;)

-Ana L

Nenhum comentário:

Postar um comentário