21 de janeiro de 2016

Livro O Iluminado por Stephen King

 Gênero: Terror, Terror Psicológico
 Autor: Stephen King
 Ano de publicação: 1977
 Número de páginas: 288
 Editora: Suma de Letras
 ISBN-13: 9788581050485

     "Jack Torrence consegue um emprego de zelador em um velho hotel, e acha que será a solução dos problemas de sua família: não vão mais passar por dificuldades, sua esposa não vai mais sofrer e seu filho, Danny, vai poder ter ar puro para se livrar de estranhas convulsões. Mas as coisas não são tão perfeitas como parecem: existem forças malignas rondando os antigos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança, e, inevitavelmente, um embate entre o bem e o mal terá de ser travado."
     Um tempo atrás escrevi sobre o filme O Iluminado. Confesso que o filme não me estimulou muito a ler o livro; não por ser ruim, mas porque queria conhecer as obras de Stephen King por alguma outra história. Tinha lido a sinopse de muitos livros dele e 'Doutor Sono" foi um dos que mais me interessei, mas descobri que era a continuação de "O Iluminado", então resolvi lê-lo, afinal o filme era bem legal.
     Lendo o livro entendi o porque de Stephen King ser tão conhecido no mundo de livros de terror. O livro tem partes que dão mesmo medo. Mas calma! Não é algo que fará você não dormir a noite. Tá mais pra uma narrativa que não é muito legal de ler no escuro.
     Mas posso dizer que o livro vai muito além do terror.
     Primeiramente acho que esse é um dos livros pioneiros em que uma criança possui poderes sobrenaturais. Danny, no livro, recebe muito mais foco do que no filme e é impressionantemente inteligente, parte por conta da iluminação, mas sério, tiveram momentos que eu fiquei boquiaberta com a sabedoria do menino.
     Também acho legal como o autor explora profundamente o psicológico dos personagens, mostrando porque eles estão agindo de certa maneira e como vieram parar na situação em que se encontram.
     Outra coisa que merece destaque é que mais pro final do livro algumas coisas acontecem simultaneamente e o jeito que são narradas não nos deixa confuso, evidenciando que o timing da narrativa é bem estudado.
     Conforme vamos chegando ao final da narrativa, a história vai ficando cada vez mais tensa, o que me deixou sem fôlego e louca pra saber o que ia acontecer com cada personagem. Essa parte do livro nos faz mergulhar de forma profunda na história, fazendo com que torçamos para uma resolução pacífica do grande conflito.
     Esse livro me fez, com certeza, querer ler mais e mais obras de Stephen King. Além de me encorajar ainda mais a ler "Doutor Sono".
     Eu super recomendo esse livro, principalmente se você está procurando por um livro de terror mais light.

-Giu

Nenhum comentário:

Postar um comentário