22 de julho de 2016

Livro Vocação para o Mal por Robert Galbraith (pseudônimo J.K. Rowling)

Gênero: Romance policial
Autor: Robert Galbraith (pseudônimo J.K. Rowling)
Páginas: 496
Ano de publicação: 2015
Editora: Rocco
ISBN-13: 978-8532530226
     
     "Quando um misterioso pacote é entregue a Robin Ellacott, ela fica horrorizada ao descobrir que contém a perna decepada de uma mulher. Seu chefe, o detetive particular Cormoran Strike, fica menos surpreso, mas não menos alarmado. Há quatro pessoas de seu passado que ele acredita que poderiam ser responsáveis por tal crime – e Strike sabe que qualquer uma delas seria capaz de tamanha brutalidade. Com a polícia focada no suspeito que Strike tem cada vez mais certeza de que não é o criminoso, ele e Robin põem as mãos à obra e mergulham no mundo sombrio e distorcido dos outros três homens. Entretanto, quanto mais acontecimentos horrendos acontecem, mais o tempo se esgota para ambos."

     Esse livro, o terceiro da série Detetive Cormoran Strike, é ao meu ver um tanto diferente dos outros dois já lançados e aponta temas muito maduros como o assédio sexual, o machismo e o empoderamento feminino, além de ter uma abordagem diferente em relação à história policial em si.
     Neste livro, há um brutal serial killer à solta que tem como objetivo de vida fazer a vida do detetive Cormoran miserável. Ele, que de cara nota que o crime tem o objetivo de o desestabilizar, aponta quatro possíveis suspeitos que tiveram no passado algum relacionamento conturbado com Strike.
    O que é legal é que o livro nos mostra não apenas a perspectiva de Cormoran e sua assistente Robin, mas também desse vilão cruel. Mas aí você pensa: "Ahh, mas então deve ser bem mais fácil descobrir qual dos três suspeitos para o detetive é o assassino". A resposta é "NÃOOO". Juro que foi impossível descobrir quem que estava por trás dos pensamentos sádicos do assassino até que ele fosse revelado. J.K. Rowling fez um excelente trabalho ao escrever as relações de Strike com os três suspeitos, nos fazendo acreditar a cada instante que cada um dos três era o assassino.
     Além disso, nos discursos do assassino há indicações dos planos dele que podem por em risco a vida dos outros personagens, então dá aquele desespero de que algo errado pode acontecer a qualquer momento com eles, fazendo-nos torcer pelo bem estar deles. É beeem tenso, mas um tenso bom e que te faz não soltar o livro por horas.
     Mas o livro vai além deste mistério: conhecemos detalhes sombrios do passado de Strike e de Robin, entendendo algumas das informações nos dadas soltas nos dois últimos livros. Acho legal essa proximidade que a escritora faz entre os leitores e os personagens, não os retratando apenas como "desvendadores" de assassinos, mas também como pessoas.
     Agora, a temática que eu achei muitíssimo importante relatada nesse livro é em relação às questões do feminismo. O livro aborda o assédio sexual, relatando o que ele pode fazer com os sonhos de uma pessoa e a forma de que como ela é vista pela sociedade após ser assediada. Eu achei que a escritora fez um bom trabalho ao abordar esse assunto considerado por muito tempo um tabu.
     Além disso, outro grande problema persistente na sociedade é mencionado: o machismo. Muitas vezes, nas partes de perspectiva de Robin, pode-se notar o discurso machista que ela escutou durante sua vida e como isso a afetou. É mostrado como a mulher é ainda vista como um objeto e que seus sonhos e desejos podem não ser válidos devido a seu gênero:

     "Uma vasta fúria sem foco surgiu nela, contra os homens que consideravam as demonstrações de emoção uma deliciosa porta aberta; homens que encaravam seus peitos fingindo olhar as prateleiras de vinho; homens para quem sua mera presença física constituía um convite lascivo."

     O livro retrata graves problemas da sociedade. Fico feliz de ver que J.K. Rowling está usando seu incomparável dom da escrita para a conscientização desses assuntos.   
     A revelação do assassino e o final do livro são novamente impressionantes, não caindo em clichês e ao meu ver, transmitindo mensagens valiosas relacionadas aos temas abordados.
     Esse livro com certeza é um dos que mais gostei e recomendo fortemente a leitura por todos, é uma justificativa para começar a ler os livros da série Detetive Cormoran Strike. Leia, você não vai se arrepender. Quanto mais eu reflito sobre esse livro mais eu o amo.

-Giu

Nenhum comentário:

Postar um comentário