19 de julho de 2016

Livro Brilho (Em Busca de um Novo Mundo- Livro #01) por Amy Kathleen Ryan

Gênero: Romance, Jovem Adulto, Ficção Científica
Autora: Amy Kathleen Ryan
Páginas: 354
Ano de publicação: 2013
Editora: Geração Jovem
ISBN-13: 978-8581300733

     "Mais fascinante trilogia desde Jogos Vorazes. A Terra não existe mais, e em duas naves que procuram um novo mundo no espaço, uma menina de 15 anos precisa casar e engravidar para garantir a sobrevivência da humanidade. Enquanto isso, uma sucessão de acontecimentos eletrizantes torna a jornada pelo espaço algo absolutamente imprevisto. Temas como religião, a escolha da mulher e a ideia de poder e dominação vão aparecendo muito suavemente articulados ao longo da trama, amarrando o leitor com surpresas e reviravoltas estonteantes. São temas universais, postos num livro por uma escritora surpreendente e que promete arrasar a cena literária a partir desta sua fantástica criação."


     Confesso que o principal motivo para eu me interessar por esse livro foi a capa fabulosa - e que também precisava de um livro na categoria "romance que ocorre no futuro" para o Desafio de Leitura. Mas o livro até que surpreendeu.
     Ele aborda temas polêmicos como assédio, religião e o direito da mulher sobre seu próprio corpo. Achei isso interessante, principalmente a parte de religião que é o tema abordado de forma mais intensa, sendo relacionado à política, à questão de conversão e até um pouco à questão de manipulação. Esse tema é ainda mais desenvolvido no segundo livro.
     Em relação à história posso dizer que não é tão clichê quanto eu esperava e o livro se desenvolve de maneira rápida e sem enrolação, eu fiquei bem engajada na leitura desse livro. A proposta do livro da procura pela nova Terra depois da destruição da original pelos próprios humanos e as consequências disso para os habitantes das naves é bem interessante e de certa forma única.
     Alguns personagens me cativaram, outros nem tanto. Dos principais- Kieran e Waverly- eu achei Kieran meio idiota e exagerado, mas algumas vezes determinado. Já Waverly foi definitivamente escrita para ser a heroína do livro, que não apenas se mostra valente, mas também contesta as regras impostas as meninas da nave.
     Achei esse livro interessante e com uma leitura bem dinâmica. É legal que ele aborde temas polêmicos, se diferenciando de outros livros jovem adulto de ficção científica. Eu recomendo a leitura, ela é rápida e imersiva, ou seja: vale a pena.   

-Giu

Nenhum comentário:

Postar um comentário