13 de fevereiro de 2015

Resenha Trilogia Reiniciados


Gênero: Ação/ Aventura/ Suspense/ Distopia/ Romance
Autora: Tery Terry
Páginas: Reiniciados - 432/ Fragmentada - 424/ Despedaçada - 400
Ano da Publicação: 2013 - 2014
Editora: Farol Literário
ISBN-13: Reiniciados - 978-8562525728/ Fragmentada - 978-8531411595/ Despedaçada - 978-8582770559


"As lembranças de Kyla foram apagadas, sua personalidade foi varrida e suas memórias estão perdidas para sempre. Ela foi reiniciada. Kyla pode ter sido uma criminosa e está ganhando uma segunda chance, só que agora ela terá que obedecer as regras. Mas ecos do passado sussurram em sua mente. Alguém está mentindo para ela, e nada é o que parece ser. Em quem Kyla poderá confiar em sua busca pela verdade?"


    A história é narrada em primeira pessoa por Kyla, uma personagem forte e destemida. É uma sociedade distópica do futuro onde todos vivem sob uma forte ditadura. Invés de policiais, os Lordeiros são quem comandam tudo, e como os direitos humanos não são nem um pouco respeitados, os Lordeiros acabam fazendo o que der na telha e qualquer um que se oponha ao governo é considerado um traidor e é exterminado. Mas hey, isso não é nem o começo. Foi criado um processo de Reiniciação, ou seja, todo adolescente criminoso menor de 16 anos tem suas memórias apagadas e são forçados a começar uma nova vida, além de serem proibidos de buscarem qualquer coisa relacionada com o seu passado. Só que no caso de Kyla, suas memórias começam a voltar, e é ai que tudo complica.
     Uma coisa que me chamou a atenção nesses livros foi a estrutura do enredo deles. Os livros começam simples, nada muito surpreendente, mas ainda assim conseguem prender a sua atenção, é totalmente impossível parar de ler. O enredo vai se desenvolvendo, tem algumas mini descobertas... Mas o final...o final dos TRÊS livros tem revelações chocantes! Tudo que você pensou e deduziu era uma completa mentira, e a verdade é mais complicada do que você jamais poderia imaginar. E eu não estou sendo exagerada, acredite. Tem muitas traições, ninguém é o que parece que é, é chocante. No ultimo livro, para mim, ficou bem mais óbvio o que ia acontecer do que nos outros livros, mas não pude deixar de me surpreender com algumas coisas. O final foi zen demais. Toda a série é cheia de perdas, mistérios, etc, e o final pareceu meio forçado para mim (não vou especificar para não correr o risco de dar spoilers).
     A Kyla foi a escolha de protagonista perfeita para esse livro: ela é forte e não deixa as coisas afetarem-na demais, então, em nenhum ponto do livro a narração dela ficou irritante. Ela também é facilmente manipulável, e acho que isso faz com que as revelações sejam tão chocantes: como lemos pelo ponto de vista dela é impossível não ser inocente como ela. As capas são tão lindas que não da para não ter vontade de ler. Se você gosta de distopias, esse livro foi feito para você; o romance é bem mais intenso do que nos outros livros, mas nada meloso. Super recomendo, é uma das minhas séries favoritas.

Livro 1: Reiniciados
Livro 2: Fragmentada 
Livro 3: Despedaçada

Kisses, -L

Nenhum comentário:

Postar um comentário