10 de janeiro de 2015

Resenha Livro Proibido

 10505411_10154287066625184_6784387262962502572_n
Gênero: Romance
Autor: Tabitha Suzuma
Páginas: 288
Ano de Publicação: 2014
Editora: Valentina
ISBN-13: 978-8565859363

     "Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de
uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis.
     Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.
     Eles são irmão e irmã.
     Mas será que o mundo receberá de braços abertos aqueles que ousaram violar um de seus mais arraigados tabus? E você, receberia?
     Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do cotidiano, um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade."

     A primeira coisa que me chamou a atenção no livro foi sobre o tema que se tratava. Incesto. Considerado um tabu, nunca tinha visto alguém escrever sobre isso na forma que a Tabitha fez, a narrativa é simplesmente impressionante. Eu fiquei meio receosa de ler esse livro, quer dizer, para mim esse tema era bizarro porque eu tenho um irmão e, além disso, eu pensei que esse tema não tinha como terminar com um final feliz. Mas eu acabei lendo e não me arrependo disso, o livro te dá uma nova perspectiva sobre o tema.
     Uma palavra que descreve perfeitamente o livro é intenso. Vi várias pessoas descrevendo ele assim e não posso discordar delas. O romance entre os dois vem de uma forma sutil, pois não percebem o que estão sentindo um pelo outro. Uma coisa que eu gostei bastante foi que o que tinha entre eles não foi algo forçado, não foi algo do tipo "menina + menino + hormônios = BAM!". A família deles era grande, o pai ausente e a mãe uma bêbada, então os dois acabam sendo o pai e a mãe dos mais novos e eu acho que isso contribuiu bastante para criar o vínculo entre eles.
     Eu achei a capa brasileira linda, com certeza dá mais vontade de ler depois de vê-la. O livro é bem fluido e é impossível largar ele antes da história acabar. Eu recomendo muito esse livro, mas já vou avisando, quem espera uma leitura leve é melhor não ler esse livro. E o final... Bem digamos que não é o que chamamos de um felizes para sempre.

Kisses, -L

Nenhum comentário:

Postar um comentário